A letã Jelena Ostapenko, 11ª da WTA, segue incapaz de vencer a bielorrussa Victoria Azarenka, 31ª, e chegou a sua quinta derrota, com direito a pneu e vexame no cumprimento junto à rede pelas oitavas de final da WTA de Doha, no Qatar.
Oitava favorita na chave, Ostapenko encarou 1h28 de partida e acabou derrotada com placar de 6/0 6/3 tendo convertido um ace contra seis de Azarenka, que cometeu três duplas-faltas contra oito de Ostapenko, que venceu 55% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 71% de aproveitamento de Vika.
A partida marcou a 150ª vitória de Azarenka em piso rápido. Esta foi a quinta derrota de Ostapenko para Azarenka em cinco encontros entre elas no circuito profissional. Três destes confrontos foram disputados em 2024, pelas quartas de final em Brisbane, na Austrália; e pela terceira rodada do Austalian Open.
Após mais uma derrota, Ostapenko se recusou a dar a mão a adversária e estendeu a raquete em sua direção. Azarenka, por sua vez, a ignorou e optou por cumprimentar o árbitro diretamente.
1⃣5⃣0⃣ hard court wins 👏@vika7 defeats Ostapenko in straight sets 6-0, 6-3 and will face Swiatek in the quarterfinals.#QatarTotalEnergiesOpen pic.twitter.com/ET4xMqmofj
— wta (@WTA) February 14, 2024