Com uma atuação de gala, Beatriz Haddad Maia, 13ª do mundo, se classificou, nesta sexta-feira, para a semifinal do WTA 500 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, evento com premiação de US$ 922 mil (R$ 4,6 milhões).
Leia Mais:
Bia enaltece Jabeur e comemora vitória
Siga o canal do Tênis News no Whatsapp!
A brasileira derrotou a sexta do mundo, a tunisiana Ons Jabeur, segunda favorita ao título, por 2 sets a 0 com dominantes 6/3 6/4 após 1h30min de duração na quadra central. Foi o quarto jogo entre elas e a segunda vitória da brasileira, a segunda seguida - outra em Roland Garros no ano passado. Em WTAs elas somam três jogos com duas vitórias da paulistana. Jabeur tem no currículo finais do US Open e de Wimbledon.
Bia repete o resultado do ano passado quando bateu a também top 10, Elena Rybakina, e vai buscar vaga na final neste sábado contra a russa Daria Kasatkina, 14ª e sétima favorita, que marcou 6/2 6/0 sobre a romena Sorana Cirstea, 26ª. Contra a russa são duas vitórias da brasileira em duas partidas.
Ela vai buscar sua sexta final na carreira, a primeira na categoria WTA 500. Bia foi campeã ano passado no WTA Elite Trophy, em Zhuhai, na China, Nottingham e Birmingham, na Inglaterra, em 2022 e ainda vice em Toronto, no Canadá, e em Seul, na Coreia do Sul, em 2017.
O jogo
Bia Haddad foi sólida no primeiro set. Conseguiu a quebra no quarto game, abriu 4 a 1 e foi firme no saque até fechar por 6/3. Largou bem na segunda etapa com uma quebra, abriu 2 a 0, mas com bola na fita que caiu fora levou o empate e a virada. Jabeur fez 3 a 2 e na virada para o oitavo game, mesmo em vantagem, começou a chorar sentindo problema físico na coxa. Bia confirmou seu saque, devolveu bem e quebrou novamente abrindo 5 a 4 . Ela salvou break-point no último game indo pra rede e após algum drama conseguiu a vitória.