O novo ranking da WTA, a Associação das Tenistas Profissionais, divulgado nesta segunda-feira, não teve alterações entre as dez primeiras colocadas.
A letã Jelena Ostapento subiu uma posição ficando no 11º lugar a poucos pontos de retornar ao top 10. Ela somou pontos pela conquista do WTA 500 de Linz, na Áustria, seu segundo troféu na temporada. A liderança segue com a polonesa Iga Swiatek seguida pela bielorrussa Aryna Sabalenka e a americana Coco Gauff.
A brasileira Beatriz Haddad Maia se manteve como a 13ª colocada com 2950 pontos, mas está ameaçada de perder pelo menos uma posição esta semana em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A brasileira defende semifinal e após sua primeira vitória vai ficando com 2825, perdendo no momento o posto para a russa Daria Kasatkina. Ela pode recuperar esta posição com quartas ou semis dependendo do desempenho da própria Kasatkina no mesmo torneio. O máximo que Bia poderia terminar na semana é no 12º lugar caso conquiste o troféu.
Entre as brasileiras, Laura Pigossi caiu 14 para o 128º posto e Carol Meligeni perdeu onze postos ficando como a 322ª. Gabriela Cé subiu 12 e é a 404ª.