Bicampeã do Australian Open (2012e 2013), a bielorussa Victoria Azarenka, ex-númeo 1 do mundo e atual 22ª, está de volta às oitavas de final do torneio ao vencer a letã Jelena Ostapenko, 10ª, pela segunda vez na temporada.
Tendo vencido Ostapenko em uma batalha pelas quartas de final do WTA 500 de Brisbane, na semana anterior ao Australian Open, Azaenka entrou confiante em quadra e viu a rival cometer muitos erros no início da partida e precisou de 1h23 para fechar a partida com placar de 6/1 7/5 e encara na próxima rodada a ucraniana Dayana Yastemska, 93ª.
Fime em seus games de saque e vendo a Ostapenko cometer erros, Azaenka abriu 3/0 com quebra no 2º game e administrou a primeira rodada até nova quebra, em novo erro não-forçado da letã no 6º game.
Ostapenko, que fechou a partida com um total de 30 erros não-forçados a 17, conseguiu se encontrar no início da segunda parcial, conquistou quebra no 4º game, abriu 4/1, mas foi quebrada sacando para o set no 9º game e não venceu mais games na partida.
Semifinalista do torneio na última edição, Azarenka encara Yastremska, que vem de batalha contra a norte-americana Emma Navarro, 26, com placar de 6/2 2/6 6/1.
Yastremska e Vika se enfrentaram três vezes no circuito profissional e a bielorrussa levou a melhor em dois duelos.