Daniil Medvedev, vice-campeão do Australian Open em 2021 e 2022, precisou superar uma batalha de 4h23min e a madrugada de sexta-feira em Melbourne para se garantir na terceira rodada do Grand Slam.
Veja os momentos de fúria do russo
O russo terceiro do mundo passou pelo finlandês Emil Ruusuvuori, 53º, por 3 sets a 2 de virada com parciais de 3/6 6/7 (7/1) 6/4 7/6 (7/1) 6/0 na quadra central Rod Laver Arena. Esta é a terceira vez que ele vira uma partida perdendo por 2 sets a 0.
Medvedev entrou em quadra em torno das 23h no horário local, começou mal, teve quebra na frente no segundo set, sofreu o empate, pediu atendimento antes do começo do tie-break. Acabou perdendo fácil, mas aos poucos foi construindo seu melhor jogo. Teve quebra na frente para fechar o quarto set com tranquilidade, mas viu o rival virar e ficar a dois pontos com 40 iguais no 4/5. O russo sacou bem, levou ao tie-break, fechou e sobrou no set final.
Na entrevista na quadra ele brincou com o público e os aplaudiu: "Honestamente se fosse eu (na arquibancada) teria ido pra casa ver na TV. Vocês são fortes!".
O jogo terminou às 3h40 da madrugada, o terceiro mais tarde em um Grand Slam - recorde é de Lleyton Hewitt x Marcos Baghdatis em 2008 também na Austrália finalizado às 4h34 pela terceira rodada.
O tenista disse que deve ir dormir por volta das 6 da matina, acordar meio-dia, um treino mais leve na sexta-feira e fazer as rotinas para estar preparado. Ele encara no sábado o canadense Felix Aliassime, 27º favorito.