No melhor jogo do Australian Open até aqui, o canadense Felix Aliassime, 27º colocado, derrotou Dominic Thiem, 94º, já na madrugada de terça-feira no horário de Melbourne, à 1h40.
Em uma batalha de 4h59min, o canadense levou a melhor em cinco sets com parciais de 6/3 7/5 6/7 (7/5) 5/7 6/3 na quadra Margaret Court, a segunda principal de Melbourne Park. Este foi o jogo mais longo da carreira de Aliassime.
Após vencer os dois primeiros sets no detalhe, Aliassime viu a reação do vice-campeão de 2020 que empatou o jogo vencendo parciais no detalhe no tie-break no terceiro e com uma quebra no fim no quarto.
Os games eram longos e Thiem lutava, mas o canadense usou sua força e físico para quebrar logo cedo no quinto set, abriu 3 a 0 e dominiou os games de serviço para definir a vitória.
Ele vai encarar na segunda fase o qualifier francês Hugo Grenier que passou pelo compatriota Alexandre Muller por 2/6 7/6 (7/3) 4/6 6/4 7/6 (9/7).
Após o jogo, Aliassime disse: "É uma loucura.. nessas partidas você passa por todas as emoções. Foi um ótimo nível. Grande partida. Comecei bem e então é o esporte. Às vezes é uma merda. você está dando o seu melhor e ele também jogou bem. Foi uma luta para mim. No final eu não queria falhar mentalmente. Eu não queria me decepcionar. Eu não queria me arrepender de deixar a quadra hoje", disse Aliassime.