O qualifier francês Terence Atmane, 145º colocado, vinha jogando muito bem, mas não suportou cãibras e acabou desistindo no começo do quarto set diante de Daniil Medvedev, terceiro do mundo, na estreia do Australian Open.
Medvedev, vice-campeão em 2021 e 2022, vencia por 5/7 6/2 6/4 2/0 quando o rival não suportou as dores e desistiu aos prantos na quadra Margaret Court, a segunda principal de Melbourne Park após 2h45min em ação.
O russo abriu uma quebra no primeiro set, mas o canhoto que jogava pela primeira vez em um Grand Slam conseguiu a virada e venceu o set. No segundo o russo abriu duas quebras com muita luta e conseguiu a vitória. O calor começou a mudar o jogo e Atmane sentiu cãibras no começo do terceiro set e passou a agonizar em quadra, tomou advertências, sacou por baixo, fraco, tomou uma quebra e foi sendo atendido com massagens nos intervalos. Mancando ele até resistiu, devolveu a quebra com agressividade, mas Daniil tornou a quebrar e fechou por 6/4. No começo do terceiro após a confirmação da quebra, o francês desistiu e chorou bastante.
Medvedev, que joga seu primeiro torneio oficial do ano, encara na segunda rodada o finlandês Emil Ruusuvuori, 50º colocado, que passou pelo americano Patrik Kypson em quatro sets.