Durante a edição do Pelas Quadras da ESPN especial do Australian Open 2024, o ex-top 25 e atual comentarista dos canais Disney, Fernando Meligeni, comentou o favoritismo da número 1 do Brasil, Beatriz Haddad Maia, no Australian Open e o que espera de sua estreia.
Indagado pelo apresentador Fernando Nardini sobre o fato de a brasileira ter uma 'carga maior' de responsabilidade, mesmo sabendo que a adversária, a tcheca Linda Fruhvirtova, 85ª da WTA, que é jovem e tem um bom histórico nas quadras do Australian Open tendo feito oitavas de final ali em 2023 e que ao entrar em quadra, a proporção é de 50% para cada tenista, Meligeni pontuou a fase de Bia Haddad e como ela poderia enfrentar este desafio:
"É, é, eu acho que é que por ter conversado um pouco, por ter treinado um pouco [com a brasileira], eu acho que ela está muito tranquila nesse. É o que te dá ansiedade, é essa pressa para ter esse grande resultado. Ela já teve o primeiro grande resultado, que foi a semifinal de Roland Garros, né? Que isso tira muita pressão", iniciou o semifinalista em Paris 2000.
"Eu acho que agora é encaixar; O brasileiro, a gente sabe, que a gente não tem um passado decente no Australian Open de simples. Ninguém, nem o Guga, que fez quartas de final em todos os torneios, ganhou o Roland Garros e fez quartas em Wimbledon e no US Open e não conseguiu jogar bem lá. Ninguém conseguiu passar a terceira, quarta rodada. Então, a gente sabe que é diferente, a maneira que o que que a gente trata o começo do ano, final do ano.
"Eu acho que ela está preparada para chegar. Só que é isso, um passo de cada vez. Essa é a primeira rodada. Ela é indigesta porque balança, mas eu não vejo como o divisor de água essa carreira dela. E se ela encarar o Grand Slam assim: 'Ah, se não der certo aqui, tem o Roland Garros, tem o Wimbledon que eu posso chegar e que eu posso ganharo US Open também', eu acho que ela vai, ela vai jogar um bem, vai jogar tranquilo", ressaltou.
"Eu tive essa oportunidade de treinar com ela no último ano, três, quatro vezes e posso admitir aqui: 'está começando a ficar difícil bater bola com ela. Ela está começando a sacar muito. A gente joga pontos e antes: 'Ah, legal pá!', agora está jogando o tempo inteiro, está devolvendo o saco o tempo inteiro. Não está mais ficando gostoso de bater bola, então isso mostra uma evolução diária da Bia, alguma hora vai encaixar e aí vai".
Outra comentarista dos canais, a ex-top 100 Dadá Vieira também comentou a estreia de Bia Haddad: "É uma estreia diferente, onde a Bia é protagonista. Cabeça 10. Tem a responsabilidade de ganhar o jogo e chegar mais longe - já falamos sobre isso. A bia tem que entrar bem, e a outra que não tem a responsabilidade de ganhar vai jogar solta e a Bia tem de saber administrar essa parte".