Vindo de uma batalha contra a japonesa Naomi Osaka, a tcheca Karolina Pliskova, 39ª da WTA, acabou derrotada em nova batalha, válida pelas oitavas de final do WTA de Brisbane, na Austrália, onde foi superada pela letã Jelena Ostapenko, 12ª.
Ostapenko encarou 2h19 para fechar o placar em 6/2 4/6 6/3 tendo convertido quatro aces contra 18 de Pliskova, que venceu 72% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 63% de aproveitamento da letã, que cometeu cinco duplas-faltas contra três da tcheca.
A partida foi bastante nervosa, com as duas tenistas adotando táticas agressivas e trabalhando bem. Ostapenko abriu a partida salvando um breakpoint e fez 3/0 no placar, chegou a abrir 5/1 com nova quebra no 6° game e sacando para o set foi quebrada, para voltar a romper o saque da tcheca para fechar o primeiro set.
Pliskova seguiu determinada a buscar a virada e saiu quebrando o saque de Ostapenko, fez 2/0 e foi pressionando. A letã devolveu a quebra no 6° game, mas não confirmou na sequência e viu Pliskova abrir 5/3 para administrar.
No set decisivo, as duas tenistas foram se pressionando, tiveram breakpoints e o foram salvando. Em razão do calor, no intervalo do quinto game, Ostapenko chegou a ter a pressão arterial auferida em quadra e na sequência ganhou gás, lutou, quebrou o saque de Pliskova no 6° game, abriu 5/2 e administrou.
Em busca de vaga na semifinal, Ostapenko, terceira favorita, encara a oitava favorita, a bielorrussa Victoria Azarenka, 23ª da WTA, que venceu a francesa Clara Burel, 56ª, com placar de 7/5 6/2.