O tenista francês Adrian Mannarino, 25º do mundo, conquistou, neste sábado, seu terceiro título da temporada no encerramento do ano no ATP 250 de Sofia, na Bulgária, sobre o piso duro e coberto.
O jogador de 35 anos derrotou o britânico Jack Draper, 82º, por 7/6 (8/6) 2/6 6/3 para ganhar seu quinto título em nível de turnê e subir para o 20º ou 21º lugar do ranking que será divulgado.
“Essa é definitivamente a melhor maneira de terminar o ano”, disse o francês após o jogo. "Foi um ótimo ano e estou um pouco exausto, mas é muito motivador quando você está bem. Joguei muito bem em quadra e estou feliz com o resultado."
Ao seguir os títulos de Newport e Astana com a coroa de Sofia, Mannarino se tornou o primeiro francês a ganhar três títulos em uma temporada desde Jo-Wilfried Tsonga (4) e Lucas Pouille (3) em 2017. Ele também aumentou seu recorde pessoal de vitórias na temporada, totalizando 43 esta semana, um número que também foi ajudado por uma corrida final em Maiorca.
Em uma final totalmente canhota em Sofia, Mannarino aproveitou os dois únicos break points que criou – um em cada set que venceu – e lutou a partir de 15/40 em seu último game de serviço para encerrar a partida de 2h17min. O francês quebrou logo no primeiro game da partida, mas foi quebrado de volta e não viu outra chance de quebrar até que um grande retorno fez o 4/2 no set final.
O dramático tie-break do set de abertura teve apenas um mini-break, quando Draper errou um backhand na rede em 6/6. O britânico respondeu bem ao entrar em quadra para dominar o segundo set, e novamente lutou muito depois de ficar para trás por uma pausa no set final. Mas, em última análise, a experiência de Mannarino manteve o jovem de 21 anos à espera do seu primeiro título do ATP Tour.
“Foi muito disputado”, disse Mannarino sobre a partida. “Tive um pouco de sorte no final, poderia ter acontecido nos dois sentidos. Não sei o que fez a diferença hoje, mas é assim. mais sorte hoje."