O alemão Alexander Zverev, número 10 do mundo, faturou, nesta terça-feira, o título do ATP 250 de Chengdu, na China, evento sobre o piso duro com premiação de US4 1,1 milhão.
O germânico, que ficou metade da temporada passada afastado por uma torção grave no tornozelo, derrotou o russo Roman Saffiulin, 55º colocado, por 2 sets a 1 de virada com parciais de 6/7 (7/2) 7/6 (7/5) 6/3 após 2h56min de batalha.
Esta é sua 21ª conquista na carreira em 32 finais e segunda na temporada onde levantou o caneco do ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha, e ainda fez quartas de final no US Open.
Ele irá aos 3270 pontos e vai subindo no ranking do ano para o sétimo lugar passando o dinamarquês Holger Rune, na briga por uma das oito vagas para o ATP World Finals que já tem Novak Djokovic, Carlos Alcaraz e Daniil Medvedev classificados.
Em discurso sincero, Zverev elogiou o rival e disse na cerimônia: "Parabéns Roman. Semana incrível e tênis incrível. Jogamos um contra o outro muitas vezes nos juniores, desde os menores de 14 anos até os menores de 18 anos. É ótimo ver como crescemos juntos e até onde chegamos. Se você continuar jogando assim, poderá ficar entre os 20 primeiros. Você é um dos jogadores mais perigosos com quem já joguei. Estava jogado um ótimo tênis esta semana e, de repente, saí hoje e não tinha absolutamente nenhuma ideia do que fazer em um set e meio… Desejo a você e sua equipe nada além do melhor."