O norte-americano Frances Tiafoe, 11 da ATP, voltou a viralizar nas redes sociais e desta vez por conta do "chilique" que deu em quadra no match-point de Tallon Griekspoor em partida válida pela Copa Davis nesta quinta-feira. A discussão é se o americano tinha razão.
Tudo começou quando Griekspoor sacava para a partida. Para abrir 40-0, o holandês sacava buscando o ace quando o árbitro de linha chamou por macação de bola fora. Tiafoe já havia batido na bola no momento da marcação e Griekspoor optou por desafiar a marcação. Com a revisão eletrônica, a bola foi marcada dentro, a Holanda ficou com o match-point e Tiafoe perdeu a cabeça.
No início, o norte-americano discutia porque o ponto não iria ser disputado novamente. O árbitro da partida manteve sua marcação, já que como Tiafoe já havia defendido o saque antes da marcação não havia porque re-disputar o ponto.
Sob olhar atento, porém sereno de seu capitão Bob Bryan, Tiafo começou a discutir com a arbitragem e pediu intervenção do fiscal do torneio, que manteve a marcação do árbitro de cadeira que em quadra é a principal autoridade.
Bob Bryan tenta recolocar Tiafoe no jogo, mas o norte-americano gritou e destruiu uma raquete. A arbitragem, que já lhe havia aplicado uma advertência por 'abuso de equipamento' no decorrer da partida, voltou a aplicar-lhe uma segunda advertência, que por regra gera a perda de um ponto, o penalty point, que deu a vitória a equipe holandesa.
.