X

Ex-top 100 é suspenso por doping

Quinta, 27 de abril 2023 às 09:57:42 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) confirmou hoje que o tenista eslovaco Andrej Martin foi banido por um período de 14 meses após uma violação do Programa Antidopagem do Tênis (TADP), conforme determinado por um painel independente de Resoluções Esportivas.



Martin, de 33 anos, que atingiu o 93º lugar no ranking em fevereiro de 2020, foi testado sob no challenger da Bratislava em junho de 2022. A análise subsequente da amostra encontrou a presença de SARM S-22 - mesma substância em que Bia Maia foi suspensa em 2019 -, um anabolizante agente banido em todos os momentos sob a Seção S1.2 (Outros Agentes Anabolizantes) da Lista Proibida de 2022 da WADA. De acordo com o TADP, o período de inelegibilidade para a primeira ofensa desta natureza do jogador é de até quatro anos, a menos que eles possam estabelecer que o ADRV não foi intencional, caso em que o período de Inelegibilidade será de até dois anos.

Em 22 de julho de 2022, o ITIA notificou Martin de que ele pode ter cometido violações da regra antidopagem (ADRVs) de acordo com o artigo 2.1 e/ou 2.2 do TADP, e o jogador foi sujeito a uma suspensão provisória. A audiência de Martin ocorreu em 23 de março de 2023.

O jogador afirmou que havia disputado um torneio de floorball entre 3 e 6 de junho de 2022 e que a presença da substância foi causada por beber por engano da garrafa de água de um companheiro de equipe, idêntica à sua, durante o torneio de floorball.

Durante a audiência, o companheiro de equipe de Martin admitiu que adicionou gotas de ostarine (outro nome para SARM S-22) em sua garrafa de água. O Tribunal Independente considerou a declaração de Martin plausível e decidiu que o jogador agiu sem culpa ou negligência significativa.

O Tribunal Independente concluiu que Martin não havia ingerido intencionalmente a substância proibida, embora não pudesse estabelecer a ausência de culpa inteiramente. De acordo com o TADP, o ônus da responsabilidade pelo que os jogadores ingerem é deles, e o No Fault é concedido apenas em circunstâncias excepcionais.

O Tribunal decidiu que um período de inelegibilidade de 14 meses era apropriado, e todos os resultados de Martin a partir da data do teste positivo serão desqualificados.

O Artigo 10.14.1 estabelece que os jogadores sob Suspensão Provisória não podem participar de qualquer competição esportiva organizada ou sancionada por um signatário da WADA, organização nacional ou associação membro do signatário, ou clube ou organização membro.

Como tal, a proibição é atribuída a partir do dia da decisão do Tribunal Independente (5 de abril de 2023) e terminará em 5 de junho de 2024.

teninews.com.br
br.jooble.org