A única partida entre brasileiros na chave do Challenger de Florianópolis, em Santa Catarina, foi marcada por uma virada do paulistano Eduardo Ribeiro, 389º da ATP, no terceiro set e superar o jovem carioca João Fonseca, 839º de apenas 16 anos.
Eduardo Ribeiro precisou de 2h38 para fecha o placar em 6/1 6/7 (5) 7/5 tendo convertido três aces contra seis de Fonseca, que cometeu quatro duplas-faltas contra uma de Ribeiro, que venceu 66% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 65% de aproveitamento do carioca.
Depois de dominar o primeiro set, Ribeiro viu o ritmo de Fonseca no saque melhorar e buscar sempre estar sólido com forehand para sair o set quebrando o saque do paulista, toma devolução no 4º game, trocar novamente entre o 9º e 10º e defini melhor no tiebreak.
No terceio set, Fonseca abriu 3/1, mas tomou a devolução da quebra no 5º game, viu Edu igualar o placar e i pressionando até conquista queba no 11º game para sacar bem para o jogo.
Esta será a primeira semifinal de Challenger da carreira de Ribeiro.
“Hoje foi um jogo muito difícil, o Fonseca vem numa ascensão e é o futuro do tênis brasileiro. Por isso, a partida foi decidida no detalhe. Comecei bem no primeiro set, ele recuperou no segundo e consegui uma quebra importante para conseguir a vitória”, contou Ribeiro.
“Está sendo uma semana muito especial. Além de jogar em casa, estou fazendo o meu melhor resultado na carreira. Nem em quartas de final de Challenger eu havia conseguido e aqui já estou na semi. Agora é descansar um pouco. Venho de jogos bem desgastantes, mas estou confiante e acredito que teremos um bom jogo”, completou Ribeiro.