O primeiro convite para o ENGIE Open já tem dono. A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) contemplou, nesta terça-feira, o jovem carioca João Fonseca com o wild card (convite) para o ATP Challenger 75, que será disputado de 16 a 23 de abril, nas quadras de saibro do Lagoa Iate Clube (LIC), em Florianópolis (SC).
Atual 839º do ranking profissional da ATP e 9º do ranking juvenil da ITF, Fonseca, de 16 anos, se prepara para a disputa de seu terceiro Challenger na carreira. Ele fez sua estreia em torneios desse nível no ano passado, no Challenger do Rio de Janeiro, quando parou na estreia, e depois, no Challenger de São Leopoldo, no qual chegou às quartas de final.
Aos poucos, Fonseca vem ganhando confiança nos torneios profissionais. “Depois de São Leopoldo, onde cheguei nas quartas, vi o nível que preciso jogar. O nervosismo inicial de estar jogando um torneio profissional já passou. Agora é dar meu melhor e curtir o momento”, contou ele. “Só tenho a agradecer a CBT pelo o que estão ajudando na evolução dos jovens atletas”, acrescentou ele, que nesta temporada ainda continuará jogando alguns torneios juvenis.
Fonseca já está treinando nesta semana em Florianópolis. Ele, juntamente com os tenistas Pedro Boscardin, Pedro Rodrigues e Gustavo Almeida e seus respectivos técnicos, está participando até sexta-feira (14) da semana de treinamento e preparação para o ENGIE Open e desenvolvimento de jovens atletas, mais uma iniciativa da CBT, que também conta com a presença do ex-capitão da Copa Davis, Paulo Cleto.
“Com certeza será uma semana de muito aprendizado, junto com os outros jovens tenistas como eu. O Paulo (Cleto) é um grande treinador, e está sendo uma honra escutar o que ele tem para me ajudar”, disse Fonseca. “Também quero aproveitar ao máximo o torneio, tirar proveito de tudo e seguir acumulando aprendizado.”
Além de Fonseca, o Brasil tem garantido na chave principal do ENGIE Open o paranaense Thiago Wild (230º do mundo), os paulistas Daniel Dutra Silva (#289) e Matheus Pucinelli (#298) e o catarinense Pedro Boscardin (#353). A CBT ainda divulgará os outros dois wild cards.
Ao todo, tenistas de nove países – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, França, Itália, Líbano, Peru e República Dominicana – estão inscritos para o ENGIE Open, que abre o calendário de torneios profissionais realizados pela CBT e distribuirá uma premiação total de US$ 80 mil - em torno de R$ 400 mil -, além de pontos importantes no ranking da ATP.