A tenista tcheca Petra Kvitova, de 33 anos, desbancou, na tarde deste sábado, a cazaque Elena Rybakina, sétima do mundo, e levantou pela primeira vez o troféu do WTA 1000 de Miami, nos Estados Unidos.
A bicampeã de Wimbledon (2011 e 2014) derrubou a confiante adversária por 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (16/14) 6/2 após 1h42min na quadra central do Hard Rock Stadium.
A tcheca barra a série invicta de 13 jogos de Rybakina que vinha de título em Indian Wells e impede o feito da cazaque que buscava ser a quinta na história a vencer o Sunshine Double, ou seja, vencer na Califórnia e em Miami numa mesma temporada.
Petra também ergue seu 30º troféu na carreira, primeiro do ano e maior em cinco temporadas. Ela não ganhava um WTA 1000 desde Madri, na Espanha, em maio de 2018, ou seja, há cinco anos. Ela fatura seu nono torneio na categoria empatando com Simona Halep e fica atrás de Victoria Azarenka com dez nas jogadoras ativas no circuito.
Rybakina também vinha de um ótimo começo de ano com vice do Australian Open e é a atual campeã de Wimbledon.
O jogo
O duelo foi de saques no primeiro set com games rápidos e nenhuma chance até o nono game quando Petra quebrou com erro de Elena. Só que ela não foi bem, permitiu o empate e o jogo foi ao tie-break. A disputa foi de alto nível, com ótimos pontos e tensão. Kvitova teve as primeiras chances, mas Rybakina tirou aces, boas bolas e passou a ter oportunidades. Ela não converteu e Petra abriu uma mini-quebra e fechou com erro de Rybakina marcando 16 a 14 após 1h05min de parcial e 23 minutos só de desempate.
A confiança aumentou para a bicampeã de Wimbledon que abriu 3 a 0 e teve chances de quebrar novamente. Rybakina ficou na partida, confirmou, mas era nítido que havia perdido a ordem em seu jogo. Petra aproveitou, foi pra cima na devolução e fechou com nova quebra.
🎊 raise it HIGH 🎊@Petra_Kvitova | #MiamiOpen pic.twitter.com/XwpUAneacc
— wta (@WTA) April 1, 2023