Depois de ter conquistado o título de Indian Wells há uma temporada, nada menos se espera de um Iga Swiatek que tem sofrido pressões diferentes neste novo ano.
A tenista polonesa vai procurar defender o troféu sabendo que é o que todos esperam que aconteça, embora mostre a sua maturidade na hora de enfrentar derrotas algo inesperadas. Iga fala antes de sua estreia no deserto californiano sobre as diferentes pressões que tem que enfrentar, como afirma o site oficial da WTA.
“Eu pensei que era impossível ser a número 1. É algo que está muito acima das minhas expectativas, é um lugar que todos querem estar, mas obviamente vem com muita pressão e expectativas. Depois de Doha e Dubai, me senti muito forte. Ganhei um WTA 500 e cheguei à final em um WTA 1000. Foi como uma pequena seqüência de partidas que foram bem sólidas e eu estava muito tranquila".
“Mesmo assim, perdi na final e as pessoas ficaram surpresas, insatisfeitas com o desempenho, sempre críticas. Isso me fez pensar que no ano passado, antes daquela corrida enorme e vencendo todos esses torneios, eu ficaria muito feliz com esse resultado, mas com todos esses comentários agora senti que não era o suficiente."
Uma nova história para se adaptar
“Quero insistir em não passar pelo que aconteceu no ano passado novamente. Cada torneio é uma história diferente. Honestamente, se eu jogar bem, estarei na disputa. Tenho certeza que não vou defender todos os pontos, mas isso não significa que não vou ficar com o número um. Sinto que tenho um alvo nas costas, o que não senti no ano passado. É uma situação diferente e tenho que me adaptar a ela. Eu tento não ler muito essas coisas, não quero que isso me influencie porque estou feliz com o trabalho que fiz.
Este é um exemplo de como as atitudes das pessoas mudaram um pouco, e não acho que seja uma mudança positiva. Tenho mais pressão e expectativas, mas procuro enfrentar da melhor forma possível. Acho que estou indo bem", afirmou Swiatek no Indian Wells Media Day 2023.