O britânico Cameron Norrie, número 13 do mundo, conquistou, neste domingo, o título do Rio Open ao destronar na final do favorito Carlos Alcaraz, número dois do mundo, em final apertada.
Norrie derrubou o favorito por 2 sets a 1 com parciais de 5/7 6/4 7/5 após 2h41min na lotada quadra central Guga Kuerten no Rio de Janeiro.
Estre é o primeiro título ATP 500 do britânico que frustra Alcaraz que buscava ser o primeiro bicampeão do torneio nas nove edições da competição no saibro do Jockey Club do Rio de Janeiro.
Alcaraz vivia o torneio também para empatar com Novak Djokovic na liderança do ranking e agora com 6780 pontos ficará a 200 atrás de Novak Djokovic e terá que fazer final ou conquistar o troféu semana que vem em Acapulco, no México, para virar o líder do ranking torcendo ainda contra Djokovic que joga o torneio ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes.
O jogo
O duelo começou parelho com ambos confirmando os saques com belos pontos com Norrie antecipando as jogadas e Alcaraz firme no fundo e com deixadas. O espanhol conseguiu a quebra no fim fechando o set.
Na segunda etapa o espanhol abriu uma quebra no começo, mas Norrie foi buscar, igualou e a partir daí os problemas físicos de Alcaraz apareceram na perna. Norrie quebrou no fim e fechou por 6/4.
No terceiro o espanhol abriu com quebra, mas Norrie quebrou de volta, ficou em vantagem a seguir, Alcaraz igualou em 4 a 4, só que Norrie conseguiu quebra decisiva e fechou a partida para chateação da torcida que estava a favor do rival.
O Rio Open segue sem um bicampeão e só com campeões diferefentes.
2023 - Cameron Norrie (GBR)
2022 - Carlos Alcaraz (ESP)
2020 - Cristian Garín (CHI)
2019 - Laslo Djere (SRB)
2018 - Diego Schwartzman (ARG)
2017 - Dominic Thiem (AUT)
2016 - Pablo Cuevas (URU)
2015 - David Ferrer (ESP)
2014 - Rafael Nadal (ESP)