Vindo do torneio qualificatório, o chinelo Nicolas Jarry, 139º da ATP, segue sua semana de sonho no saibro do Rio Open e superou o argentino Sebastian Baez, 35º e sexto favorito, para se garantir na semifinal, onde encara o espanhol Carlos Alcaraz.
O chileno precisou de 1h43 para fechar o último jogo da programação desta sexta-feira com placar de 6/3 7/6 (7-3) tendo convertido seis aces conta dois do argentino, que venceu 60% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 85% de apoveitamento de Jarry.
A partida começou com Jarry trabalhando firme com forehand de devolução, abriu 3/0 com quebra no 2º game, e seguiu sólido forçando o argentino a salvar breakpoint no 4º game.
Na segunda etapa, os tenistas mantiveram o equilíbrio do fim da etapa anterior e trocaram quebras nos três primeiros games. Jarry abriu 3/1 no placar e foi administrando, mas acabou sendo quebrado no 8º game, viu o argentino igualar o placar e forçar o tiebreak. Ali, com duas mini-quebras, Jary se garantiu na semi.
Jogando sua primeira semifinal em nível ATP desde o 250 de Bastad, na Suécia, em 2019, Jarry encara o espanhol Carlos Alcaraz por vaga na final.
"O jogo com Baez foi o mais difícil até agora. Comecei bem, me perdi um pouco, mas consegui solucionar o problema rapidamente. Contra Alcaraz vai ser duro, um lindo desafio. Meu trabalho é seguir jogando e tentar ficar tranquilo mentalmente. Preciso descansar, recuperar a energia para fazer o melhor jogo possível", disse o chileno de 1,98cm.