Focado na defesa do título do Rio Open e na retomada do número 1 do mundo, o espanhol Carlos Alcaraz, 2º da ATP, teve uma grande atuação diante do sérvio Dusan Lajovic, 80º, e se garantiu na semifinal do torneio carioca.
Principal favorito ao título, Alcaraz precisou de 1h56 de um jogo bem brigado e jogado e fechou o placar em 6/4 7/6 (7-0) tendo convertido o mesmo número de aces do rival, um, e vencido 71% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 59% de aproveitamento do sérvio.
A foi marcada por bonitas jogadas do espanhol, que levantou a torcida, mas acabou sendo pouco efetivo ao ser pressionado em seu segundo serviço. Assim, lajovic conquistou quebra no 5º game, abriu 4/2, mas tomou a devolução da quebra no 8º game, onde Alcaraz trabalhou muito tática de devolução e virou a parcial vencendo quatro games em sequência fechando a parcial com quebra.
No set seguinte, o equilíbrio se manteve e as jogadas de encher os olhos da torcida também, por parte do espanhol, que voltou a sair quebrado no 5º game, devoleu a quebra no 8º game trabalhando dentro de quadra e tocou quebras com Lajovic entre o 11º e 12º game forçando o tiebreak, após salvar setpoint e dominar o rival.
Em busca de vaga na grande final, Alcaraz enfrenta o qualifier chileno Nicolas Jarry que derrotou o argentino Sebastian Baez, sexto favorito, por 6/3 7/6 (7/3). Jarry fez semi em 2018 e repete seu melhor resultado no torneio. Ele derrotou na campanha o italianoi Lorenzo Musetti.