Aos 18 anos, a promessa francesa Arthur Fils, 118º da ATP, segue escrevendo seu nome na história do esporte, superou o suíço Stan Wawrinka, 105º, e tornou-se o primeiro adolescente a fazer duas semifinais na temporada e aguarda rival.
Mais jovem tenista a alcançar uma semifinal em nível ATP no ano, ao chegar nesta fase em Montpellier, Fils segue embalado no ano e precisou de 1h07 para fechar o placar em 6/2 6/3 tendo convertido cinco aces contra quatro de Wawrinka, que cometeu o mesmo número de duplas-faltas do rival, duas, e venceu 76% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 96% de aproveitamento de Fils que perdeu apenas um ponto neste fundamento em todo o jogo.
Na busca por vaga na grande final em Marselha, Fils aguarda pelo vencedor do duelo entre seu compatriota Benjamin Bonzi e o australiano Alex de Minaur.
A outra semifinal em Marselha será disputada entre o principal favorito, o polonês Hubert Hurkacz, 11º, e o cazaque Alexander Bublik, 50º.
Hurkacz se garantiu na semi após superar o sueco Mikael Ymer, 69º, com placar de 6/3 3/6 7/6 (8-6). Bublik, por sua vez, superou o quarto favorito, o búlgaro Grigor Dimitrov, 25º, com placar de 7/5 3/6 7/6 (8-6).