O tênis é um dos esportes mais populares do mundo, figurando no top 5 de muitos
levantamentos das modalidades mais praticadas.
Porém, no Brasil, o esporte não é tão popular na maior parte dos estados. Isso traz importantes questões sobre onde está o gap entre o tênis e o público, e mais além, o que fazer para aproximar as duas partes?
Incentivando a produção de conteúdo
Um dos grandes problemas que afastam o público do tênis é a complexidade do
esporte. De fato, acompanhar uma partida em Roland Garros pode ser mais difícil do
que ver a final da Champions League, ainda mais porque as pessoas não têm tanto
contato com as regras das modalidades do tênis.
Estreitar esse contato é justamente uma das formas de popularizar o tênis no Brasil. E
as redes sociais estão aí para isso! É fundamental que o país tenha mais produtores de
conteúdo sobre o esporte no país, com a criação de vídeos para o YouTube e de
páginas para Instagram, TikTok e Facebook, por exemplo.
Para promover a produção de conteúdo, as marcas relacionadas ao tênis podem
investir na contratação de influencers. Dessa maneira, ao espalhar vídeos sobre o
esporte, as pessoas podem ter acesso às regras e aos modelos de jogo das grandes
competições da modalidade ao redor do planeta.
Ampliando as transmissões dos torneios
Dificilmente uma final de tênis é transmitida em TV aberta, muito em função também
da longa duração de um confronto de alto nível. Ainda assim, as empresas de mídia
têm investido nos direitos de transmissão das principais competições, a exemplo da
ESPN, que exibe os jogos para todo o Brasil.
Porém, tal qual o futebol fez com os jogos na Twitch.tv do Casimiro, o mundo do tênis
pode apostar em transmissões nas redes sociais pelos principais nomes do esporte. A
interação das imagens ao vivo com a produção de conteúdo pode ser capaz de levar as
partidas para mais pessoas ao redor do país.
Contando com a parceria das casas de apostas
A cobertura dos torneios de tênis também ganhou novas opções com o crescimento
do mercado de gambling no Brasil. Nesse sentido, plataformas de apostas como a
Midnite trazem em sua homepage os grandes eventos do esporte, acompanhando em
tempo real campeonatos ao redor do planeta.
Além das estatísticas em tempo real para as apostas, muitas marcas também oferecem
transmissão ao vivo e gratuitas dos jogos, até mesmo dos grandes campeonatos em
Roland Garros, por exemplo. Sem dúvida, essa é uma maneira bem eficiente de
dinamizar o acesso aos jogos de tênis.
Promovendo a prática do esporte
O Brasil já conta com uma série de programas de incentivo à prática do tênis. A própria
Lei do Incentivo ao Esporte oferece a Fundação Tênis, que espalha projetos para
jogadores ao redor do país. No início de 2023, as federações brasileira e internacional
abriram um programa voltado para praticantes em cadeira de rodas, auxiliando
financeiramente os atletas.
Para além do trabalho nas ONG’s e nos institutos, o tênis pode ganhar mais espaço nas
escolas e nos bairros, aumetando o investimento na construção de quadras e na
distribuição de equipamentos. A iniciativa privada também tem a sua importância no
cenário nacional, ainda mais com a abertura de centros de formação para novos
atletas, tal qual as populares ‘escolinhas’ de futebol.
Ao longo dos últimos anos, o beach tennis cresceu bastante no país. Apesar de ser uma
modalidade diferente, contém certas semelhanças com o tênis clássico e pode puxar o
interesse dos praticantes para os campeonatos mais famosos.
Promovendo torneios pelo país
O Brasil já conta com torneios importantes para o circuito do tênis, como o Rio Open
na Cidade Maravilhosa. O sul do país também recebe os campeonatos em
Florianópolis. O objetivo é sempre incentivar ainda mais o circuito competitivo no país,
não apenas na área profissional, mas também amadora do esporte.