Eliminado logo em sua estreia no ATP 500 de Buenos Aires, na Argentina, o argentino Diego Schwartzman, ex-top 10, não encontrou explicações para o nível ruim e sua crise.
Ele perdeu facilmente diante do espanhol Bernabe Zapata por 6/1 6/3: "É difícil encontrar uma explicação para este jogo e para toda a situação que estou vivendo. É uma pena jogar em um nível tão baixo perante os meus torcedores e não poder retribuir o amor e o apoio que me deram. A verdade é que estou competindo em nível muito baixo e não sei qual é a razão. Isso me dá enormes dúvidas e incertezas e está me bloqueando ainda mais na quadra. Nunca vivi nada assim. Eu trabalhei muito na pré-temporada para começar bem o ano, os treinos não são os melhores da minha carreira, mas estão em um nível muito superior ao que mostro na competição e não mudei minhas rotinas".
"Perder com placares tão convincentes só aumenta minha insegurança. Estou acostumado a ganhar muitos jogos e agora me vejo muito aquém do que posso dar. O fato é que não sei para onde ir, estou bloqueado. Ainda tenho uma boa classificação, mas neste momento não sei como o fazer. Tenho dúvidas se devo parar uns dias ou se tenho de continuar tentando".