Por Gustavo Loio - Falta muito pouco para a tão aguardada nona edição do Rio Open. A chave principal começa na próxima segunda-feira, dia 20. E, se em 2022 ele era o sétimo favorito, dessa vez o espanhol Carlos Alcaraz, atual campeão, vai desembarcar na Cidade Maravilhosa como o principal candidato ao título.
Número 2 do mundo, o talentoso espanhol, atual campeão do US Open, seu primeiro Grand Slam, chega, aos 19 anos, para sua terceira participação no maior torneio da América do Sul. Sua estreia no Rio Open foi em 2020, quando parou nas oitavas de final.
Principalmente ano passado, quando conquistou seu primeiro ATP 500, Alcaraz aumentou seu número de fãs no Rio, com seu carisma, simpatia e atenção. Não foram poucas a vezes que o espanhol parou para atender aos fãs no Jockey Club.
Lesionado na perna esquerda, Alcaraz não disputa competições desde o Masters 1000 de Paris, em novembro. Nesta semana que antecede o Rio Open, o espanhol joga o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina. Seu rival de estreia lá será o sérvio Laslo Djere, campeão do Rio Open
Além de ser o mais bem rankeado entre todos os participantes deste ano no Rio Open, Alcaraz também lidera o trio de embaixadores da Rolex no torneio carioca. Além dele, o italiano Lorenzo Musetti, 20º do mundo, e o austríaco Dominich Thiem (99º e ex-número 3 do planeta) também carregam a marca da empresa suíça nas competições ao redor do mundo.
Enquanto Musetti disputará o Rio Open pela primeira vez, Thiem é mais um ex-vice-campeão em ação no Jockey. O tenista austríaco ergueu o cobiçado troféu em 2017, quando superou o espanhol Pablo Carreño Busta na decisão.
ROLEX E O TÊNIS - Com sede em Genebra, a Rolex está associada aos maiores torneios do mundo desde 1978, ano do início da parceria com Wimbledon, o mais tradicional de todos.
Além do torneio na grama sagrada britânica, a marca suíça também patrocina os outros três Grand Slams: Australian Open, Roland Garros e US Open.
Um dos maiores tenistas da história, dono de 20 títulos de Slam e aposentado das quadras recentemente, o suíço Roger Federer é patrocinado pela marca desde 2001. Além dele e do trio que disputará o Rio Open, a marca suíça tem como embaixadores no tênis mundial: o alemão Alexander Zverev, a suíça Belinda Bencic, a espanhola Garbiñe Muguruza, a alemã Angelique Kerber, a francesa Caroline Garcia e a dinamarquesa Caroline Wozniacki (que se retirou das quadras em 2020).
Sobre Gustavo Loio
Jornalista formado em 1999 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação, já trabalhou com Gustavo Kuerten. E, também, nas redações da Infoglobo (O Globo, Extra e Época), do Diário Lance! e do Jornal O Dia, além do site oficial do Pan de 2007, no Rio.