O tenista grego Stefanos Tsitsipas, quarto do mundo e terceiro cabeça de chave, deu mais um passo rumo ao sonho de vencer seu primeiro Grand Slam e virar o número 1 do mundo.
Ele derrotou o holandês Tallon Griekspoor, 63º colocado, por 3 sets a 0 com parciais de 6/2 7/6 (7/5) 6/3 após 2h06min de duração.
Semifinalista em 2019, 2021 e 2022, Tsitsipas agora enfrenta o italiano Jannik Sinner, 16º colocado, que virou em cinco sets contra o Hulk do tênis, o húngaro Marton Fucsovics, 78º, por 4/6 4/6 6/1 6/2 6/0 após 3h33min.
Tsitsipas venceu quatro dos cinco jogos entre eles, sendo os três últimos. Os dois se encontraram nas quartas em Melbourne ano passado com o grego dando uma aula e levando a melhor em sets diretos.
Se vencer o torneio, Tsitsipas vai ascender ao topo do ranking desbancando Carlos Alcaraz.
Sinner vence pela primeira vez um jogo saindo de 2 sets a 0 abaixo em sua carreira. Ele marcou 12 games seguidos na partida a partir do quarto set.
O jogo
Tsitsipas foi dominante no primeiro set com duas quebras, firme no fundo, na rede e usando variação com deixadas. No segundo set o holandês, campeão na primeira semana em Pune, na Índia, deu trabalho, levou ao tie-break, mas o grego foi mais eficiente e contou com bobagem do holandês para fechar.
No terceiro set ele teve chances desperdiçadas no começo, mas conseguiu a quebra no sexto game e finalizou sem problemas em seu serviço e seu terceiro match-point.