A equipe do espanhol Rafael Nadal, vice-líder da ATP, acaba de anunciar o status de seus problemas físicos e prevê que o tenista fique afastado do circuito profissional pelos próximos 2 meses, o que pode o tirar do top 10 pela primeira vez em 19 anos.
De acordo com a equipe do tenista, Rafa foi submetido a uma ressonância magnética na manhã desta quinta-feira, horário local, e com isso ficou identificado uma lesão de grau 2 no músculo iliopsoas, que é um músculo interno e o principal da articulação do quadril.
O tratamento desta lesão é repouso associado com anti-inflamatório e sessões de fisioterapia. O tempo médio de recuperação é entre 6 a 8 semanas.
Desta maneira, Nadal perderá o ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e os Masters de Indian Wells e Miami, nos Estados Unidos. O descarte de pontos e uma possível ascensão de adversários no ranking pode até tirar Nadal da lista dos 10 melhores do mundo pela primeira vez em 19 anos.
Caso o cronograma da equipe de Nadal consiga ser cumprido, o tenista retorna em seu piso favorito, o saibro, na gira europeia.