Convocado por Jaime Oncins para o confronto diante da China pela Copa Davis, Felipe Meligeni Alves estreou com o pé direito no ATP Challenger de Piracicaba.
Nesta terça-feira, o atual número 165º do ranking se tornou o primeiro representante da casa garantido nas oitavas de final após derrotas de três compatriotas no início da rodada. O Santander Brasil é o patrocinador oficial do evento que distribui US$ 80 mil em prêmios e é disputado no Clube Cristóvão Colombo.
Jogando na quadra central lotada no começo da tarde, Meligeni passou pelo chileno Gonzalo Lama, 283º do mundo, por 2 sets a 0, com parciais um duplo 6/4, em 1h33. O paulista de 24 anos se mostrou confiante após defender o País na United Cup, na Austrália, e comemora ter lidado bem com a ansiedade em um torneio perto de Campinas, sua cidade natal.
“Estreia sempre é um jogo complicado. Hoje estava muito ansioso por jogar aqui em Piracicaba, pertinho de Campinas, com minha família toda assistindo. Fiz um bom primeiro set, com uma energia bem legal, só que no segundo baixei muito a atitude. Comecei a reclamar muito com meu treinador. Ele também começou a sacar melhor. Mas, de resto, foi uma boa estreia, me custou um pouco a adaptação às condições aqui, a quadra está bem rápida. Acho que agora estou preparado para ir longe aqui”, avaliou Meligeni.
Por vaga nas quartas de final, Meligeni vai encarar o francês Terence Atmane, 297º do ranking, que passou pelo tunisiano Moez Achargui por 6/1 e 6/2. O confronto é inédito pelo circuito profissional.
Ainda no início da rodada, três brasileiros deram adeus ainda na estreia do Challenger de Piracicaba. Completando a partida da última segunda-feira, interrompida pela chuva, o recifense João Lucas Reis foi derrotado pelo norte-americano Evan Zhu por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/3, em 2h33.
Já o gaúcho Eduardo Ribeiro foi batido pelo chileno Tomas Barrios Vera, 9º favorito, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/5, em 1h31. O experiente Daniel Dutra da Silva também sucumbiu na primeira rodada, parando no italiano Edoardo Lavagno, que veio do qualifying, por 6/3 e 6/1, após 1h15.
Ainda nesta terça, teremos mais três brasileiros em ação: o catarinense Pedro Boscardin, o paranaense Thiago Wild e o paulista Matheus Pucinelli, que fecha a rodada noturna em Piracicaba.
Veja os resultados desta terça no Challenger de Piracicaba:
1ª rodada – Simples
Felipe Meligeni Alves (BRA) [4] d. Gonzalo Lama (CHI), 6/4 e 6/4
Evan Zhu (USA) d. João Lucas Reis da Silva (BRA), 4/6, 6/4 e 6/3
Tomas Barrios Vera (CHI) [9] d. Eduardo Ribeiro (BRA), 6/3 e 7/5
Edoardo Lavagno (ITA) d. Daniel Dutra (BRA), 6/3 e 6/1
Terence Atmane (FRA) d. Moez Echargui (TUN), 6/1 e 6/2
Hernan Casanova (ARG) d. Oleg Prihodko (UKR), 6/1 e 6/0
Andrea Collarini (ARG) d. Genaro Olivieri (ARG) [8], 6/3 e 7/5
Carlos Sanchez Jover (ESP) d. Yunseong Chung (KOR), 6/3 e 6/0
Oriol Roca Batalla (ESP) d. Murkel Dellien (BOL), 6/1, 4/6 e 6/3