Jogando seu primeiro torneio do Grand Slam desde que sofreu uma séria lesão no pé durante a semifinal de Roland Garros 20, o alemão Alexander Zverev, 13º da ATP, sofreu diante do lucky-loer peruano Juan pablo Varillas e precisoud e batalha de 5 sets.
Cabeça de chave 12 no torneio australiano, Zverev precisou de 4h05 para fechar o placar em 6/4 6/1 5/7 7/5 (7-3) 6/4 , tendo convertido 21 aces contra 15 do lucky-loser peruano, que disparou 52 bolas vencedoras contra 69 do alemão, que cometeu 46 erros não-forçados contra 58 de Varillas.
Jogando sob teto fechado na Margaret Court Arena, segunda principal quadra do complexo de Melbourne Park, Varillas não se deixou intimidar pelo adversário e a torcida voltada a apoiá-lo e adotou um jogo agressivo nas devoluções e de longas trocas em seus games de saque, definindo assim a primeira parcial com quebra no 9º game e sacando com confiança para salvar dois breakpoints e garantir o primeiro set.
No set seguinte, Zverev tratou de encaixar bons saques e evitar longas trocas, precisou de apenas 30 minutos para confirmar o 6/1, após abrir 5/0 no set. Na parcial seguinte, Varillas saiu quebrado, trocou quebras com o alemão entre o 4 e 5º games e eliminou a vantagem no alemão com nova quebra no 8º game e seguiu firme para fechar a parcial em nova quebra no 12º game.
No 4º set o jogo seguiu muito equilibrado e acabou, sem chances de quebra para nenhum dos tenistas, indo para o tie-break. Nele, arriscando na devolução de backhand Zverev conquistou duas mini-quebras e forçou o set decisivo. Nele o equilíbrio se manteve, até o 10º game, quando Varillas acabou sucumbindo a pressão de sacar para permanecer no jogo e foi quebrado, em game bem jogado por Zverev.