Neste sábado, foi sorteada a chave principal da primeira edição do Brasil Tennis Challenger, que será realizado nas quadras de saibro do Clube Cristóvão Colombo. O evento distribui US$ 80 mil em prêmios e reserva 75 pontos ao campeão no ranking da ATP. Até o momento, são seis representantes nacionais no quadro. O Santander Brasil é o patrocinador oficial da competição.
Com Felipe Meligeni Alves e Matheus Pucinelli garantidos, o Brasil conheceu mais quatro jogadores na chave. O gaúcho Eduardo Ribeiro, o catarinense Pedro Boscardin e o pernambucano João Lucas Reis da Silva foram agraciados com convites da organização do ATP Challenger de Piracicaba. Por fim, o paulistano Daniel Dutra da Silva entrou como alternate e aumentou a “Armada” no Cristóvão Colombo.
O sorteio fez com que Boscardin, 348º do mundo, cruzasse com o chileno Alejandro Tabilo, 103º do ranking e principal favorito em Piracicaba. O confronto é inédito pelo circuito profissional. Já Reis da Silva, 316º da ATP, encara o norte-americano Evan Zhu, 290º, também no primeiro duelo entre ambos no profissional.
O experiente Daniel Dutra da Silva, 293º do ranking da ATP, encara o argentino Juan Manuel Cerundolo, 143º do mundo e terceiro favorito em Piracicaba. Por sua vez, o gaúcho Eduardo Ribeiro, 426º, desafia o também argentino Facundo Diaz Acosta, 198º da lista da entidade e cabeça de chave 6 do evento.
Inclusos na lista de favoritos no Cristóvão Colombo estão os paulistas Felipe Meligeni Alves e Matheus Pucinelli. Quarto pré-classificado, Meligeni enfrenta o chileno Gonzalo Lama, 281º do ranking. O paulista de 24 anos venceu o último duelo, disputado em Santa Cruz de La Sierra no ano passado. Já Pucinelli, sétimo cabeça de chave e 210º do ranking, encara o colombiano Nicolas Mejía, 258º do mundo, em confronto inédito.
Pucinelli está no mesmo quadrante do argentino Camilo Ugo Carabelli, cabeça 2 e 127º do mundo, que desafia o italiano Alessandro Giannessi na rodada inicial. O tenista natural de Campinas vem de participação no qualifying do Australian Open e na United Cup pelo Brasil e quer começar a gira pelo saibro na América do Sul com o pé direito.
“O circuito exige que você seja regular e constante nos resultados para evoluir no ranking. Após essa ótima experiência na Austrália, quero começar muito bem a gira no saibro aqui em Piracicaba, um lugar muito especial, pertinho de Campinas. É sempre bom termos mais torneios novos no Brasil. Mais uma oportunidade de jogar perto da torcida e estou confiante que posso ir longe aqui em Piracicaba”, destacou Pucinelli.
INÍCIO DO QUALI
Neste domingo, será realizado o qualifying do ATP Challenger de Piracicaba que reservará mais seis vagas para a chave principal. Nove brasileiros lutam por duas vitórias para se juntarem à Armada nacional no quadro.
Veja a programação deste domingo:
QUADRA CENTRAL a partir das 9h30 (horário de Brasília)
Marcelo Zormann (BRA) vs Edoardo Lavagno (ITA) [9]
Gonzalo Villanueva (ARG) [2] vs Matheus Bueres (BRA)
Ignacio Monzon (ARG) vs Thiago Wild (BRA) [10]
Yunseong Chung (KOR) vs Mateus Alves (BRA)
QUADRA 4 a partir das 9h30
Igor Gimenez (BRA) vs Moez Echargui (TUN) [8]
João Domingues (POR) [1] vs Arklon Huertas Cordova (PER)
Mathys Erhard (FRA) vs Orlando Luz (BRA)
Juan Pablo Paz (ARG) vs Gustavo Heide (BRA) [12]
QUADRA 6 a partir das 9h30
Murkel Dellien (BOL) [3] vs Jorge Panta (PER)
Wilson Leite (BRA) vs Andrey Chepelev [7]
Fernando Yamacita (BRA) vs Carlos Sanchez Jover (ESP) [11]
Remy Bertola (SUI) [5] vs Oleg Prihodko (UKR)