Quarto favorito na disputa do ATP 250 de Adelaide, na Austrália, o espanhol Roberto Bautista Agut, 26º da ATP, frustrou a torcida e bateu local e o atual campeão, Thanasi Kokkinakis, 110º, para se garantir na grande final, onde encara o sul-coreano Soonwon Kwon.
Fechando a programação do dia em Adelaide, Bautista encarou a pressão da torcida e do bom saque de Kokkinakis e precisou de 2h37 para fechar o placar em 7/6 (7-4) 3/6 6/3 tendo convertido sete aces contra 20 do australiano, que cometeu o mesmo número de duplas-faltas do algoz, uma, e venceu 85% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 74% de aproveitamento do espanhol.
“Ele é um jogador muito bom e estava sacando um absurdo. Ele é muito, muito bom neste tipo de quadra e tem muito potencial. Sejo o melhor pra ele. Hoje, foi muito difícil bater Thanasi em quadra", declarou o espanhol na entrevista após a partida.
Na grande final, Bautista encara o sul-coreano Soonwon Kwon, 84º, que superou o britânico Jack Draper, 40º, após 2h48 com placar de 7/6 (8-6) 6/7 (2-7) 6/3, vingando assim a derrota que sofreu de Draper na semana anterior no quali do primeiro ATP de Adelaide.
Kwon comentou a dua vitória: "O jogo de hoje foi difícil. Estou muito feliz por vencer hoje ... Na semana passada, ele jogou muito bem, então tentei apenas aproveitar esta partida e tentei ser positivo. Tentei ser mais agressivo".
Este será o primeiro duelo entre Bautista Agut e Kwon no circuito profissional.