Luisa Stefani, número 47 do mundo, começou com tudo sua temporada. A paulistana faturou, na madrugada desta sexta-feira, o troféu do WTA 500 de Adelaide, na Austrália, evento no piso duro com premiação de US$ 780 mil.
Luisa e a americana Taylor Towsend, 24ª colocada, derrotaram na final a dupla da cazaque Elena Rybakina e a russa Anastasia Pavlyuchenkova por 2 sets a 0 com parciais de 7/5 7/6 (7/3) após 1h43min de duração.
O jogo teve o horário alterado por conta da desistência de Paula Badosa em simples e mudança na programação promovida pela organização.
A brasileira e a americana quebraram no meio do primeiro set, sofreram o empate, mas quebraram novamente no fim. Abriram vantagem logo no começo do segundo, sofreram a virada para 3 a 2, mas tornaram a quebrar para marcarem 5 a 3. Elas tiveram dois match-points no 5 a 4 s´po que o jogo pegou fogo com as rivais virando. No tie-break, Luisa e Towsend foram dominantes.
Esta é a sexta conquista de Luisa na carreira, primeira em um WTA 500. Ela soma dois WTA 1000, em Montreal, no Canadá, em 2021, e Guadalajara, no México, ano passado, e o restante em WTA 250 em Tashkent, Uzbequistão, em 2019, Lexington, nos EUA, em 2020, e Chennai, na Índia, ano passado.
A jogadora disputou sete torneios desde o retorno da lesão no joelho em setembro do ano passado e soma quatro conquistas, sendo uma de WTA 125, em Montevidéu, no Uruguai, com a brasileira Ingrid Martins.
Pela conquista, a brasileira vai subir 13 posições no ranking e ocupar o 34º lugar. Ela já foi top 10 no começo do ano anterior.