Rafael Nadal já está em Melbourne, onde tentará defender o título do Australian Open e chegar a seu 23º título do Grand Slam e se juntar ao australiano Ken Rosewall e ao suíço Roger Federer como mais velhos campeões de Slam.
Rafa abriu a temporada 2023 com duas derrotas na disputa da United Cup, para o britânico Cameron Norrie e o australiano Alex de Minaur, e mostrou-se consciente de suas condições: “Bem, é verdade que nos últimos meses não pude jogar muito tênis e no início da temporada perdi duas partidas em Sydney, mas honestamente, não estou insatisfeito com a preparação”, disse.
“Depois você precisa demonstrar isso nas partidas, nos torneios oficiais", seguiu o vice-líder da ATP conversou com jornalistas nesta terça-feira em sua chegada à Melbourne Park.
“Estou confiante de que, se posso ter esta última semana de treinos positivas, por que não (vencer o Australian Open?”, completou.
Apesar da temporada 2022 ter sido muito boa para o espanhol com dois títulos do Grand Slam (Australian Open e Roland Garros), a luta com lesões no pé e abdômen complicaram seus resultados. O problema crônico no pé o impediu de disputar a semifinal de Wimbledon diante do australiano Nick Kyrgios. Já o abdômen atraoalhou sua performance no US Open e Rafa acabou derrotado pelo norte-americano Frances TIafoe nas quartas de final.