A número 1 do mundo, Iga Swiatek, foi surpreendida na primeira partida da disputa de semifinal na United Cup e foi dominada pela norte-americana Jessica Pegula, 3ª da WTA, e viu Frances Tiafoe ampliar a vantagem dos americanos na semifinal da United Cup.
Jogando de maneira muito segura na linha de base e também na devolução, Pegula precisou de 1h10 para fechar a partida diante de Swiatek em 6/2 6/2 tendo convertido dois aces a um da polonesa, que cometeu duas duplas-faltas a uma e venceu 38% dos potos jogados com seu primeiros erviço contra 83% de aproveitamento da norte-americana.
A partida começou com as duas tenistas trabalhando mal com primeiro saque e sendo pressionada pela devolução da rival. Assim, trocaram quebras nos três primeiros games e então Pegula conseguiu encontrar um ritmo melhor para lidar com a devolução da polonesa, confirmou que saque e seguiu pressionando Swiatek para conquistar quebra no 5º game, abrir 5/1 e administrar, tendo forçado a rival a salvar dois setpoints no 7º game.
Na segunda etapa, Peguka seguiu melhor com saque colocado no primeiro serviço e chegou a vencer 11 pontos consecutivos entre o 2º e 5º games, conquistando quebra no 3º e abrindo 3/1 no placar. Sem muita agressividade, Swiatek viu a adversária vencer games de zero e ainda conquistar quebra crucial no 7º game, novamente de zero e sacar confiante para a vitória.
Tiafoe confirma favoritismo e amplia vantagem
Logo após ver Pegula bater Swiatek, Frances Tiafoe, 19º da ATP, entrou confiante em quadra para o duelo com o polonês kacper Zuk, 245º, e precisou de 1h20 para superá-lo com placar de 6/3 6/3 tendo convertido cinco aces contra três de Zuk, que cometeu três duplas-faltas contra quatro de Tiafoe, que venceu 84% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 62% de aproveitamento do polonês.