A Grécia está a uma vitória da vaga na próxima fase da United Cup, competição mista por equipes. O país está empatado em 1 a 1 no confronto diante da Bélgica.
Stefanos Tsitsipas, quarto colocado, deu a vitória grega no primeiro dia do duelo realizado em Perth ao passar facilmente pelo ex-top 10, David Goffin, por 6/3 6/2.
“Gostei de lá, foi muito legal”, disse Tsitsipas após a partida. “Fui capaz de jogar um pouco do meu melhor tênis no final, sendo consistente no saque e na devolução. Tive um pouco de dificuldade em acertar o ritmo do meu saque logo no início da partida, mas fui descobrindo ao longo da partida e consegui salvar alguns break points com bons saques.”
A equipe da Grécia agora precisa de apenas uma vitória nas três partidas restantes na eliminatória. Eles esperam que Maria Sakkari, 6ª colocada, possa fazer o trabalho no início da primeira partida marcada para terça-feira em Perth, onde ela enfrentará Elise Mertens, 29ª.
Antes da vitória impressionante de Tsitsipas, Alison Van Uytvanck segurou uma inspirada Despina Papamichail em uma abertura de alta qualidade para colocar os belgas na frente, vencendo por 7/5 2/6 6/3 após 2h30min.
Papamichail, número 158 do ranking, havia conquistado apenas duas vitórias no Top 100 em sua carreira, ambas no ano passado - contra Dalma Galfi em Budapeste e Zhu Lin em Monastir, suas únicas duas vitórias em nível de turnê antes desta semana.