A Federação Internacional de Tênis anunciou mudanças importantes no circuito mundial de Beach Tennis para a temporada de 2023 e a maioria delas está atrelada aos torneios e rankings.
Confira a tabela de mudanças publicada
A partir do próximo ano cada jogador contará 10 torneios para a pontuação da tabela ao invés dos oito que era até 2022. A pontuação dos torneios Sand Series, Campeonato Mundial, BT 400, BT 200 e campeonatos regionais vão entrar na segunda-feira logo a seguir ao torneio realizado enquanto que os torneios BT 10, BT 50 e BT 100 continuarão entrando na segunda segunda-feira após o término dos mesmos.
Os qualifiers agora serão oito ao invés de quatro nos torneios com chave de 32 jogadores sendo 20 duplas entrando direta na chave principal e mais quatro convidadas. Para as chaves de 24 duplas serão quatro qualifiers com dois wildcards e 18 entradas diretas.
A partir de agora o Supervisor da ITF pode cancelar o torneio caso as condições para a realização do torneio não sejam adequadas ou que o tempo não permita. A partir dos torneios BT 100 as quatro melhores duplas terão direito à hospedagem e cada dupla terá direito a entrar um dia antes do começo da chave principal e sairá um dia após o término do evento.
A ITF adicionou a partir de agora três categorias dos torneios Sand Series, os Sand Series 100, Sand Series 75 e Sand Series 50 contabilizando 800, 700 e 600 pontos cada um deles para a dupla campeã.
O Campeonato Mundial passará a dar 1000 pontos. Os torneios BT 400 darão até 470 pontos caso tenham hospedagem, arbitragem e televisão.
Haverá um Sand Series Tour Finals com oito duplas e 600 pontos para os campeões, mas detalhes não foram divulgados.