A Bahia vai em busca de mais uma final na 37ª edição do Bahia Juniors Cup, em Salvador (BA), torneio dos mais importantes do juvenil do país e dos que mais revelam talentos para o tênis nacional, realizado no Costa Verde Tennis Clube, no bairro de Piatã. O torneio tem parceria com a Federação Bahiana de Tênis e conta com o apoio da Sudesb.
Nesta quinta-feira, o baiano Victor Rocha se garantiu na semifinal na categoria 16 anos ao derrotar Nicholas Ros por 6/4 7/5 e vai enfrentar nesta sexta-feira, às 9h, Bruno Varella por vaga na decisão. O torneio conta pontos no ranking sul-americano. A outra semifinal será entre Bruno Malaca e Arthur Vusberg.
Na categoria mundial até 18 anos os dois principais favoritos do masculino e feminino foram eliminados. Entre as mulheres, a chilena Martina Pavissch caiu diante da carioca Gabriela Felix por 6/2 6/3. Felix encara Maria Luisa Oliveira, terceira favorita, que derrotou Paola Dalmonico por 6/2 6/4. A outra semi será entre a pernambucana Cecilia Costa e Olivia Carneiro, respectivas cabeças de chave 4 e 2. Cecilia vencia Sofia Perovani por 6/2 3/1 quando a rival abandonou. Olivia marcou um duplo 6/2 em Luisa Silvestre.
Entre os meninos, Henrique Constanzi derrotou o principal favorito, o argentino Gonzalo Zeitune, por 6/4 6/1 e encara o brasileiro Pedro Rodrigues que passou por Rafael Sabio por 6/3 6/4. A outra semi será totalmente paranaense com Matheus de Lima, quarto favorito, encarando o segundo cabeça de chave, Gustavo Almeida. Matheus passou por Luis Sandoval por 6/1 1/6 6/4 e Almeida derrotou Nicolas Oliveira por 6/4 3/6 6/1.
A sexta-feira marca o penúltimo dia de evento com jogos de 14 e 16 anos começando às 9h e da categoria principal não antes das 10h30. O dia terá finais de duplas. Nos 18 anos, os argentinos Gonzalo Zeitune e Maximo Zeitune enfrentam os brasileiros Gustavo Almeida e Thiago Guglieri. No feminino as brasileiras Olivia Carneiro e Maria Luisa Oliveira enfrentam a dupla a americana Athena Pacifico e a chilena Martina Pavissch.
O Bahia Juniors Cup tem tradição de revelar grandes nomes do tênis nacional. No ano passado, o carioca João Fonseca conquistou seu primeiro título internacional e hoje se encontra como o 55º do mundo com apenas 15 anos e oitavas de final em Roland Garros e Wimbledon nesta temporada. Gustavo Kuerten foi campeão em 1993 passando na final pelo baiano Duda Catharino Gordilho em final de três sets. Marcelo Melo, André Sá, Jaime Oncins e Flávio Saretta, entre outros já jogaram o torneio que acontece desde 1985.
Resultados desta Quinta-Feira:
Feminino
Gabriela FELIX (BRA) [5] 2x0 Martina PAVISSICH (CHI) [1] 6/2 6/3
Olivia CARNEIRO (BRA) [2] 2x0 Luisa Silvestre da Rosa SILVESTRE (BRA) 6/2 6/2
Maria Luisa OLIVEIRA(BRA) [3] 2x0 Paola UENO DALMONICO (BRA) [7] 6/2 6/4
Cecilia COSTA (BRA) [4] 1x0 Sofia COHEN PEROVANI(BRA) [8] 6/2 3/1 abandono
Masculino
Henrique COSTANZIDE BRITO (BRA) [5] 2x0 Gonzalo ZEITUNE (ARG) [1] 6/4 6/1
Gustavo Ribeiro DE ALMEIDA (BRA) [2] 2x1 Nicolas OLIVEIRA (BRA) [8] 6/4 3/6 6/1
Pedro RODRIGUES (BRA) [3] 2x0 Rafael SBEGHEN SABIO (BRA) [7] 6/3 6/4
Matheus Amorim DE LIMA(BRA) [4] 2x0 Luis Felipe FERRAZ SANDOVAL CARVALHO (BRA) 6/3 6/4
A 37ª edição do Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio da Sudesb, e conta com o apoio do Costa Verde Tennis Clube. O evento tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.