Beatriz Haddad Maia venceu, nesta segunda-feira, sua primeira partida na carreira no Grand Slam do US Open. A número 15 do mundo passou o trator pela croata Anna Konjuh, 117ª colocada, na primeira rodada.
Leia Mais:
Blog - Bia Haddad Maia vai para quebrar nova barreira
Bia Maia quebra jejum de quatro anos
Bia destaca disciplina e administração do nervosismo
A paulistana aplicou uma bicicleta, ou seja, um duplo 6/0, na adversária na quadra 4 do complexo do Billie Jean King Tennis Center, em Nova York. O jogo durou 59 minutos.
Bia só havia jogado a chave principal do torneio em 2017 quando caiu na estreia. Nos demais havia perdido no quali em 2016, 2018 e 2021.
Esta é apenas a sexta vitória da brasileira em um torneio Major onde faz sua décima participação. Ela agora tentará quebrar uma barreira pessoal, a de nunca ter passado da segunda rodada. Para tal terá que passar pela campeã de 2019, a canadense Bianca Andreescu, atual 48ª colocada, que derrotou em três sets a francesa Harmony Tan por 6/0 3/6 6/1.
Andreescu já foi top 5 do mundo e vem tentando se reerguer no circuito mundial. Boia a derrotou em um torneio menor, nível challenger, em 2016, em Waco, nos EUA.
O jogo
A partida começou com a brasileira quebrando o saque da croata ao trabalhar bem com devoluções de backhand e buscando jogar mais dentro de quadra. Errática, Konjuh teve muitas dificuldades para devolver o saque da brasileira, que rapidamente abriu 5/0 e apenas sacando para a parcial, falou com primeiro serviço e precisou salvar dois breakpoints para confirmar o pneu.
Arriscando mudar para saque mais colocados, Konjuh tentou soluções para as boas devoluções da brasileira e passou a vender mais caro os pontos, exigindo que Bia Haddad Maia trabalhasse firme da linha de base. A croata não conseguiu confirmar seus games de saque, mas pressionou até forçar a brasileira a salvar dois breakpoints no 8º game, mas viu Bia fazer 5/0, salvar novo breakpoint sacando pro jogo e se garantir na 2ª rodada com um novo pneu, fechando o jogo com bicicleta.