A etapa de Brasília definiu seus semifinalistas no Brasil Tennis Classic nesta sexta-feira e um fato é certo: na final de domingo (28), o confronto será entre Brasil e Argentina.
Três dos principais cabeças de chave seguem vivos na luta pelo título do torneio realizado nas quadras de saibro do Clube do Exército.
Principal favorito em Brasília, o argentino Matías Descotte teve trabalho, mas superou o brasileiro Nicolas Zanellato, cabeça 5, por 2 sets a 1, com equilibrados 6/3, 5/7 e 6/3 em 2h59 de partida. Seu adversário neste sábado será o compatriota Lorenzo Gagliardo, que surpreendeu o local Marcelo Zormann, 7º favorito, por 6/2 e 6/2 no início da rodada.
Do outro lado da chave, Orlando Luz e Eduardo Ribeiro vão reeditar nova batalha, já que se enfrentaram na semana passada em Recife. Vencedor do torneio no último fim de semana, Ribeiro, cabeça 4, superou as dores e venceu o compatriota João Victor Loureiro, cabeça 5, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(4) e 6/3.
Após a partida, o 4º favorito na capital federal admitiu que vem lidando com dores musculares acumuladas pela rotina de jogos seguidos ao longo dos últimos dias. “Fico muito feliz com a vitória. Senti um pouco a perna esquerda e a região lombar. Venho de jogos muitos duros em Recife. Ontem também foi um dia muito puxado, mais de 3h em simples e depois joguei duplas. Então, é descansar para estar inteiro amanhã”, avaliou Ribeiro.
Pensando no confronto diante do amigo Orlando Luz, Ribeiro prevê mais uma batalha, assim como aconteceu na capital pernambucana na fase de quartas de final. “A gente se conhece desde os 10 anos. É difícil montar um plano de jogo, porque eu o conheço, ele me conhece também. Então, vou focar no meu jogo”, definiu o gaúcho de Santa Cruz do Sul.
Segundo favorito ao título, Orlandinho, da ADK Tennis, bateu o paranaense Fernando Yamacita, 6º cabeça de chave, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(4) e 6/4, em 2h02. Apesar do triunfo em sets diretos, o gaúcho de 24 anos revelou que a partida foi bem difícil, até pela boa fase do adversário em torneios da categoria.
“O Nando vem de bons resultados recentes, então acho que hoje a parte mental foi muito vital. Poderia ter vencido mais fácil o 1º set, mas por um ou dois pontos a decisão foi para o tiebreak. Mas agora é pensar no jogo de amanhã, tentar me adaptar da melhor forma possível para sair vencedor”, avaliou Luz, fazendo alusão à quadra muito seca nesta sexta.
A programação deste sábado se inicia às 11h com as semifinais de simples no Clube do Exército. Abrindo a quadra central, Matías Descotte encara o conterrâneo Lorenzo Gagliardo buscando a decisão em Brasília. Em seguida, Orlandinho e Ribeiro fazem o tira-teima pelo outro lugar na disputa. A final de duplas está prevista para acontecer na sequência das semifinais de simples.
Campeões em Recife, os paulistas Luis Britto e Marcelo Zormann voltam a disputar uma decisão após vencerem João Eduardo Schiessl e Victor Tosetto por 6/2 e 6/3. Os cabeças de chave 3 encaram na decisão deste sábado a dupla formada por Eduardo Ribeiro e Gabriel Sidney.
Ribeiro e Sidney, dupla 2ª favorita, precisaram salvar um match point no 2º set e derrotaram Gabriel Pascotto Tumasonis e Fernando Yamacita, cabeça 4, por 4/6, 7/6(6) e 10-7, após 1h47.
Resultados desta sexta-feira em Brasília:
Quartas de final – Simples
Matías Descotte (ARG) [1] d. Nicolas Zanellato (BRA) [5], 6/3, 5/7 e 6/3
Orlando Luz (BRA) [2] d. Fernando Yamacita (BRA) [6], 7/6(4) e 6/4
Lorenzo Gagliardo (ARG) d. Marcelo Zormann (BRA) [7], 6/2 e 6/2
Eduardo Ribeiro (BRA) [4] d. João Victor Loureiro (BRA) [8], 7/6(4) e 6/3
Semifinal - Duplas
Eduardo Ribeiro (BRA)/Gabriel Sidney (BRA) [2] d. Gabriel Pascotto Tumasonis (BRA)/Fernando Yamacita (BRA) [4], 4/6, 7/6(6) e 10-7
Luis Britto (BRA)/Marcelo Zormann (BRA) [3] d. João Eduardo Schiessl (BRA)/Victor Tosetto (BRA), 6/2 e 6/3