O tenista croata Borna Coric, 152º do mundo, conquistou, neste domingo, seu primeiro título de Masters 1000 ao levantar o caneco no evento de Cincinnati, nos Estados Unidos, evento com premiação de US$ 6 milhões.
Coric, que ficou oito meses sem jogar em 2021, derrotou o grego Stefanos Tsitsipas, sétimo colocado, por 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/0) 6/2 após 1h57min de duração na quadra central. Ele se torna o campeão com pior ranking da história desde que os Masters foram criados em 1990.
O croata veio como azarão no torneio onde foi derrubando favoritos, incluindo Rafael Nadal e Cameron Norrie. A conquista é sua terceira na carreira. Ele tinha títulos na grama de Halle, na Alemanha, em 2018 (sua última) e Marrakech, Marrocos, no saibro, em 2017.
Tsitsipas fez sua terceira final de Masters no ano e segue com título em Monte Carlo e agora vices em Ohio e Roma, na Itália.
Tsitsipas começou na frente, abriu uma quebra, mas Coric empatou e elevou o nível no tie-break onde foi bem firme e consistente, sem perder pontos.
O grego deu aquela ida tradicional ao banheiro na virada das parciais, mas Coric não baixou o ritmo, conseguiu a quebra para abrir 4 a 2. Ele salvou break-points em um game chave para confirmar, abrir 5 a 2 e fechou a partida com nova quebra.