Kei Nishikori concedeu entrevista ao Wowow Tennis e admitiu que as coisas têm ido devagar diante de seus problemas no quadril. Ele não tem prazo para o retorno às quadras efetivo.
Nishikori não joga desde março do ano passado em Indian Wells: "Antes da cirurgia eu sentia dores, estava tentando tratamentos diferentes por três ou quatro meses, optei também pelo repouso prolongado, mas não consegui fazer a dor passar. Se eu não tivesse feito a cirurgia, agora teria um quadril de metal como o que Andy Murray tem, então podemos dizer que foi uma lesão grave", disse o tenista que comparou sua situação com a de Andy Murray: "Fiquei muito preocupado com minha situação, senti que não tinha mais meu trabalho de pés, minha velocidade de perna. Murray conseguiu voltar à turnê e devolver todas as bolas, que era seu ponto forte antes da operação, mas é verdade que depois da cirurgia ele perdeu um pouco. Tenho medo de que a mesma coisa aconteça comigo."
“Meu trabalho de pés está melhorando muito, quase não sinto mais dor em qualquer movimento que faço na quadra: nem para frente, nem para trás, nem lateralmente. Quando puder me mover livremente em todas as direções durante o treino e também jogando pontos, estarei pronto para a competição, por enquanto preciso de mais tempo. Sou aquele tipo de pessoa que adora um desafio, estou convencido de que ainda me restam bons momentos depois de passar por tudo isso."