O norueguês Casper Ruud, 7º da ATP, dominou e frustrou o canadense Felix Auger Aliassime, 9º, e se garantiu na semifinal do Masters 1000 de Montreal, no Canadá, onde encara o polonês Hubert Hurkacz, 10º. Esta é a terceira semi de Masters no ano de Ruud.
Cabeça de chave quatro, Ruud precisou de 1h16 para fechar o placar em 6/1 6/2 tendo convertido quatro aces contra 10 de Aliassime, que cometeu as quatro duplas-faltas da partida e venceu 56% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 74% de aproveitamento de Ruud.
Empurrado pela torcida, Aliassime abriu a partida quebrando o saque de Ruud, mas não conseguiu confirmar a vantagem, foi quebrado na sequência e acabou levando o chamado pneu moral perdendo seis games consecutivos, sofrendo quebras ainda nos 4º e 6º games.
Trabalhando mal com primeiro serviço e diante da solidez do norueguês, Aliassime chegou a perder o segundo set em 4/0, ao sofrer quebras no 1º e 3º games, e viu o rival administrar.
Em busca de vaga na final do torneio canadense, Ruud encara o polonês Ubert Hurkacz, que frustrou o australiano Nick Kyrgios, em 7/6 (7-4) 6/7 (5-7) 6/1.
Ruud e Hurkacz se enfrentaram uma única vez no circuito profissional, na chave de Roland Garros 2022 e o norueguês levou a melhor.