A vitória da paulistana Beatriz Haddad Maia sobre a polonesa Iga Swiatek, atual número 1 do mundo, registra dados históricos para o tênis brasileiro. Bia tornou-se a primeira mulher a vencer a vigente número 1 na história.
Leia mais
Bia Maia surpreende Swiatek, vai às 4ªs em Toronto e igual Bellucci
Quando observado o circuito de simples entre homens e mulheres, a vitória de Bia Haddad Maia nesta quinta-feira nas quadra de Toronto marcam 18 anos desde que um brasileiro venceu o número 1 do mundo.
Em 2004, pela terceira rodada de Roland Garros, o catarinense Gustavo Kurten, o Guga, venceu o então número 1 do mundo, o suíço Roger Federer em um triplo 6/4.
Guga venceu o vigente número 1 do mundo em outras duas oportunidades na carreira, contra o norte-americano André Agassi na semifinal do Masters de Miami em 2000 e na disputa de oitavas de final do Masters de Roma em 1999, contra o russo Yevgeny Kafelnikov.
Outro brasileiro que venceu o vigente número 1 do mundo neste milênio foi o paulistano Flavio Saretta, que em 11 de setembro de 2001, superou Guga Kuerten, na primeira rodada do Brasil Open, que era realizado na Costa do Sauípe.
Entre as mulheres, apenas Niege Dias e Teliana Pereira tiveram a oportundiade de enfrentar a vigente número 1 do mundo na Era Aberta. Niege perdeu da alemã Steffi Graf em disputa Berlim em 1984. Teliana, por sua vez, foi derrotada por Serena Williamsem Roland Garros 2016.