A russa Liudmila Samsonova, 60ª da WTA, conquistou neste domingo seu segundo troféu em nível WTA da carreira, o primeiro em um torneio 500, ao frustrar a veterana estoniana Kaia Kanepi, 37ª de 37 anos. Samsonova é a segunda russa campeã no final de semana.
Samsonova precisou de 1h46 para virar o placar em 4/6 6/3 6/3 tendo disparado 10 aces contra cinco de Kanepi, queque cometeu o mesmo número de duplas-faltas da russa, duas, e venceu 77% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 81% de aproveitamento de Samsonova.
A partida foi marcada por um início de bastante equilíbrio entre as duas tenistas, que sem pressionar o saque da rival, foram encaminhando a disputa para o tiebreak. Sacando para permanecer no set, Samsonova trabalhou mal com segundo serviço e viu Kanepi buscar linhas para conquistar quebra e fechar a primeira parcial.
Na segunda etapa, o equilíbrio seguiu, mas Samsonova foi arriscando e após ter de salvar um breakpoint no 6º game, não perdeu mais games e com quebras nos 7º e 9º games empatou o jogo.
Nervosas, as tenistas seguiram protegendo seus games de saque e com equilíbrio o set e o jogo foram definidos numa única quebra, de zero, conquistada pela russa no 8º game.
Campeã do WTA de Berlim em 2021, Samsonova chegou a seu segundo título da carreira.
Together now, ready, set, lift! 😁@LiudaSamsonova | #CitiOpen pic.twitter.com/OOk8uhTqYf
— wta (@WTA) August 7, 2022