Depois de empolgar com doze vitórias seguidas em três torneios na grama somando dois títulos e uma semifinal, Bia Maia decepcionou nesta segunda-feira ao ser eliminada na primeira rodada de Wimbledon, torneio mais tradicional do tênis, jogado no All England Club, em Londres.
Leia Mais:
Blog - Slam é diferente. Aprendizado para Bia
Bia deve entrar no top 25 e igualar Meligeni
A tenista número 28 do mundo e 23ª cabeça de chave caiu diante da jovem eslovena Kaja Juvan, 62ª colocada e de 21 anos, por 2 sets a 1 com parciais de 6/4 4/6 6/2 após 1h55min de duração na quadra 12 do complexo londrino.
A brasileira chegou no top 10 das mais cotadas ao título após os troféus em Nottingham e Birmingham e a semifinal de Eastbourne nas últimas três semanas com a maior sequência de vitórias na superfície desde Serena Williams em Wimbledon entre 2015 e 2018.
Bia também estabeleceu nesta segunda-feira o melhor ranking de uma brasileira na história superando a marca de Maria Esther Bueno que foi tricampeã de Wimbledon na década de 60, época em que não havia a tabela da WTA.
Apesar do resultado, Bia deve subir no ranking e ficar entre as 25 melhores do mundo com os descartes do ano passado no Slam que não contará pontos este ano.
A brasileira disputou seu primeiro Major como cabeça de chave e seu melohor resultado segue sendo a segunda rodada em Wimbledon 2019 e 2017, Roland Garros em três oportunidades e no Australian Open. Ela perde o nono jogo em quinze partidas neste tipo de torneio.
O jogo
A brasileira não foi bem na partida. Cometeu ao todo 33 erros não-forçados aplicando 22 bolas vencedoras. A rival deu 19 winners e errou 25, mas foi mais eficiente com uma quebra no décimo e último game do primeiro set, abriu 3 a 0 no segundo e segurou um 0/30 e depois um 15/30 ao longo da parcial. Bia só teve uma chance de quebra ao longo da partida aproveitada na segunda parcial.