Beatriz Haddad Maia está na semifinal do WTA 250 de Birmingham, na Inglaterra. A brasileira precisou vencer rodada dupla para avançar na competição. Primeiro virou o jogo contra a polonesa Magdalena Frech, ganhando por 6/1 5/7 7/6(3) e depois, no fim do dia, derrotou a italiana Camila Giorgi por 6/3 6/2, em 1h24 de jogo.
A vitória foi a 8a consecutiva de Bia na grama. No domingo ela conquistou o título do WTA de Nottingham.
"Estou muito feliz. Ontem eu joguei um primeiro set em altíssimo nível, mas acabei me “assustando” um pouco com isso e fui perdendo a concentração. Por sorte o jogo parou, e pude sentar com a minha equipe e reorganizar meus pensamentos. Hoje entrei lutando por cada ponto e cada ponto era quase um match point. Cada erro podia custar caro e fiquei focada. Eu lutei muito e junto com meu técnico, pensamos o que o Nadal faria nessa situação," contou Bia, que voltou para a quadra hoje, depois do jogo ter sido interrompido na noite de ontem quando Flech, 91. na WTA, vencia por 4/2 no 3o. set.
Sobre a segunda partida contra Giorgi, 26a do ranking mundial e cabeça 3 em Birminhgam, Bia, 32a, falou que "conseguiu fazer um jogo mentalmente muito estável. Mesmo após o excelente início de jogo que ela teve, fui mentalmente firme e taticamente disciplinada. Agora é recuperar bem o corpo para mais um dia duro de trabalho amanhã."
A adversária da semifinal será a ex-número um do mundo, Simona Halep. Bia e a romena, atual 20a, já se enfrentaram 2 vezes, uma em Wimbledon (2017) e outra no Australian Open (2022), ambas com vitórias de Halep.
"Ela é uma ótima jogadora, campeã de Grand Slam. Respeito a história dela, mas vou tentar fazer as minhas coisas, melhorar meu jogo e aproveitar o dia."