A conquista neste domingo no WTA 250 de Nottingham, na Inglaterra, vai fazer com que Beatriz Haddad Maia dê um salto enorme em novo ranking a ser divulgado nesta segunda-feira pela Associação das Tenistas Profissionais.
Atual 48ª colocada, ela irá ao 32º posto com 1425 pontos ficando a uma posição da segunda melhor brasileira da história, a gaúcha Niege Dias (31ª em 1988) e a três de Maria Esther Bueno (29ª em 1976) estando a 190 pontos do grupo das 30 melhores do mundo.
A posição coloca Bia momentaneamente como uma das 32 cabeças de chave para Wimbledon. Ela precisa manter-se nesse grupo no ranking do dia 20 de junho quando serão definidas as cabeças de chave. Ser pré-classificada no Grand Slam indica escapar das outras 31 melhores do mundo nas duas primeiras rodadas.
Na próxima semana, Bia disputa o WTA 250 de Birmingham, na Inglaterra.
Bia também se torna a primeira brasileira na história a estar no top 40 de simples e duplas. Ela no momento é a 29ª nas duplas e caso seja campeã em Nottingham com a chinesa Shuai Zhang (joga a final ainda neste domingo) será a 27ª logo atrás de Luisa Stefani que segue afastada do circuito e ficará com o 26º lugar.