Uma oportunidade única para os tenistas de toda a América do Sul na categoria 14 anos: competir em um torneio com quadras de grama contra os melhores atletas do continente. Assim será a Copa Cosat, torneio juvenil que reunirá jovens de 10 países em Bragança Paulista (SP) na semana entre 16 e 21 de maio.
A estrutura deste evento inédito realizado no Brasil foi montada na HWT Sports Academy, com oito quadras de grama - o mesmo tipo de piso que é utilizado no tradicional torneio de Wimbledon. Os campeões e finalistas da Copa Cosat - tanto no masculino quanto no feminino - estarão classificados para um evento de nível mundial contra jovens de outros países em um evento promovido pelos organizadores do Grand Slam britânico. A viagem será com as despesas pagas pela Cosat e por Wimbledon.
Serão 32 meninos e 32 garotas lutando pela oportunidade de chegar à decisão. Classificaram-se para o torneio seis atletas de cada país - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Por ser país anfitrião, o Brasil ainda indicou quatro atletas para wild cards. Estarão presentes no torneio oito garotos que fazem parte do top 10 do ranking sul-Americano da Cosat e nove meninas entre as melhores colocadas do continente.
"Sempre buscamos, dentro da nossa gestão, dar continuidade a projetos de qualidade já pré-existentes, além de buscar grandes novos projetos para desenvolver ainda mais o tênis do Brasil e de toda a região sul-americana. Nossa parceria com Wimbledon definitivamente nos coloca em um patamar enorme em relação às parcerias estratégicas que impactarão profundamente no desenvolvimento do nosso tênis de alto rendimento infantojuvenil. Agradeço à Wimbledon, ITF, assim como ao Wilson Trecenti, proprietário da HWT, que acreditou e sonhou desde o início junto conosco", destaca Rafael Westrupp, presidente da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) e da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Neste sábado, todos os tenistas chegam ao palco da competição. No domingo, o dia será dedicado aos treinamentos para ambientação na grama e congresso técnico. A competição terá início na segunda-feira, com finais programas para sábado.
Lista de atletas por país
Masculino
Argentina: Dante Pagani, Benjamín Chelía, José Gabriel Fernández
Bolívia: Juan Pablo Cartagena, Luis Miranda, Thiago Mendieta
Brasil: Francisco D' Amorim, Pedro Dietrich, José Guimaraes, Filipe Bullamah*, João Cunha*
Chile: Alonso Vera, Marcelo Riveros, Miguel Vergara
Colômbia: Alejandro Castellanos, Lucas Velasco, Eduardo Jaramillo
Equador: Lucas Yunez, Emilio Camacho, Juan Salvador
Paraguai: Alvaro Frutos, Cayo Narváez, Tadeo Avalos
Peru: Nicolás Baena, José Ignacio Moreyra, Ricardo Ramos
Uruguai: Adrián Piven, Máximo Garrone, Felipe Vázquez
Venezuela: Carlos Morante, José Roberto Traboulsi, Ignacio de Armas
Feminino
Argentina: Candela Vázquez, Luna Cinalli, Sol Larraya
Bolívia: Valery Sumoya, Emilia Bustillos, Luciana Trigosso
Brasil: Leticia Marangoni, Pietra Rivoli, Ana Cruz, Sofia Albieri*, Luisa Guimarães*
Chile: Camila Rodero, Agustina Soto, Isidora Lisboa
Colômbia: María José Sánchez, Amelia Hinestrosa, Mariana Pinzón
Equador: Viktoria Monge, Ana Paula Jativa, Manuela Merlo
Paraguai: Victoria López, Catalina Delmás, Zoe Doldán
Peru: Micaela Moro, Yleymi Muelle, Francesca Rodríguez
Uruguai: Sofía Barbosa, Paula González, Gabriana Muela
Venezuela: Mariángel Estrella, Sabrina Balderrama, Bethania Bonaguro
*Wild Cards