Atual campeão do Masters 1000 de Madri o alemão Alexander Zverev, 3º da ATP, está de volta à semifinal da competição após derrotar o canadense Felix Auger Aliassime, 10º, e encara o grego Stefanos Tsitsipas por vaga na final.
Campeão em Madri em 2018 e 2021, Zverev fez sua familiaridade com as quadras madrilenhas falarem mais alto e após 1h57 de partida, mesmo diante de uma grande reação de Aliassime, fechou o placar em 6/3 7/5 tendo convertido o mesmo número de aces do canadense, um, e cometido 9 duplas-faltas contra uma de Aliassime, que venceu 65% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 74% de aproveitamento do alemão.
Em um primeiro set bastante efetivo do alemão, Aliassime não conseguiu ameaçar o saque do rival e acabou quebrado no no 3º game, viu Zverev abrir 3/1 e fechar a parcial com nova quebra.
Na segunda etapa, Zverev conseguiu outra quebra no início da disputa, no 2º game,, abriu 3/0 e foi administrando, até ver Aliassime sobreviver no 6º game salvando 3 breakpoints, salvando 6 igualdades no game mais longo da partida, com 8 minutos de duração, e conquistar a quebra na sequência para empatar a partida e buscar a virada. Zverev tentou, mas viu o canadense salvar dois match-points quando sacava no 10º game, mas não resistiu no 12º.
Garantido na semifinal, Zverev encara o grego Stefanos Tsitsipas, campeão em Monte Carlo, que superou o russo Andrey Rublev.
No circuito profissional, Zverev e Tsitsipas já se enfrentaram 10 vezes e o grego levou a melhor em 7 destes encontros, incluindo um único disputado em Madri no torneio em 2019.