O norueguês Casper Ruud, 7º da ATP, está de volta a seu piso favorito, o saibro, após o vice-campeonato no Masters de Miami. Em Monte Carlo, Ruud teve dificuldades, mas bateu o qualifier dinamarquês, Holger Rune, 79º.
Ruud precisou de 1h57 para fechar o placar em 7/6 (5) 7/5 tendo convertido os dois aces da partida e cometeu o mesmo número de duplas-faltas do dinamarquês, quatro, e vencido 76% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 63% de Rune.
Com o dinamarquês embalado no saibro, com título no Challenger de Sanremo, na Itália, Ruud fez seu primeiro set no saibro com bastante equilíbrio contra o jovem. Equilibrada, a disputa foi para o tiebreak, onde o dinamarquês abriu 5/3, mas levou a virada.
Já na segunda etapa, Rune abriu 3/1, mas levou a devolução da quebra no 5º game e trocou quebrar com o norueguês entre o 8º e 11º game e viu o norueguês fechar a partida.
"Os primeiros jogos são sempre desafiadores. Você vê os tops dizendo isso diversas vezes. Também, Rafa já disse isso muitas vezes, que as vezes um primeiro jogo é difícil de conseguir ritmo", analisou o norueguês após a partida.
Quarto favorito, Ruud encara nas oitavas de final o búlgaro Grigor Dimitrov.
Hurcakz vence
O polonês Hubert Hurkacz, 14º da ATP, já tem uma campanha no saibro melhor que toda a temporada de saibro 2021 ao alcançar sua 2ª vitória no Masters de Monte Carlo.
Cabeça de chave 11 do torneio monegasco, Hurkacz se garantiu nas oitavas de final da competição pela primeira vez ao superar o espanhol Pedro Martinez, 45º, com placar de 6/3 4/6 6/4 tendo disparado 11 aces contra um do espanhol, que cometeu as quatro duplas-faltas da partida e venceu 73% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 83% de aproveitamento de Hurkacz.
Em busca de vaga nas quartas de final, Hurkacz encara o espanhol Albert Ramos Viñolas, 37º, que superou o britãnico Cameron Norrie, 10º, em 6/4 2/6 6/4.