Vários tenistas argentinos se manifestaram ao longo deste sábado em protesto contra o torneio challenger de São Paulo, realizado na Hípica de Sto. Amaro alegando que a ATP teria encoberto um caso positivo de COVID-19 do tenista Felipe Meligeni.
Oficialmente o brasileiro testou positivo neste sábado e não pôde entrar em quadra para encarar o italiano Luciano Darderi na semifinal.
De acordo com os tenistas argentinos, Felipe teria dado positivo no exame realizado na quinta-feira, apresentou um teste antígeno na sexta-feira com resultado negativo e após sintomas leves deu positivo no sábado e acabou sendo retirado do torneio.
Varios tenistas acusan al torneo de #SaoPaulo y a las autoridades de #ATP de encubrimiento a Fernando Meligeni Rodriguez🇧🇷, quien habría dado positivo de COVID el jueves. El supervisor le permitió prueba de antígenos el viernes (dio negativo) y lo dejó jugar
— Enrique Quique Cano (@QuiqueCano) December 4, 2021
Hoy no jugó por COVID https://t.co/0xIsFBUVGd
Meligeni jogou simples e duplas na sexta-feira derrotando Andrea Collarini em três sets e vencendo a semi de duplas ao lado de Rafael Matos batendo Pedro Cachin e o uruguaio Martin Cuevas.
"A @atptour e o @ATPChallenger devem dar explicações sobre o que aconteceu na Challenger em São Paulo (pelo menos aos prejudicados) e tomar as devidas providências no caso, caso não queiram perder credibilidade. É um problema de saúde, não é um jogo", disse Cachin.
Hablé con el supervisor , el torneo , el ATP y ni ellos saben la decisión tan grave que tomaron. Esto no es un partido , es la salud mundial. Espero que haya penalidad para los responsables
— Carlos Berlocq (@charlyberlocq) December 4, 2021
"Estava ligando para pedir explicações, alguns não responderam e outros me disseram que estão sendo informados. Nesse mundo corrupto, me faz pensar que tudo está sendo montado para que fique dentro das regras. UMA VERGONHA", disse Collarini.
Estuve llamando para pedir explicaciones, algunos no contestan y otros me dijeron que se están informando. En este mundo tan corrupto, me hace pensar que se está armando todo como para que quede dentro de las reglas. UNA VERGÜENZA https://t.co/6EnBW3zfCL
— Andrea Collarini (@andreacollarini) December 4, 2021
Carlos Berlocq, ex-tenista argentino com grandes aparições na Copa Davis e no top 100, disse ter falado com a ATP e o supervisor, o mexicano Jaime Chavez: "Falei com o supervisor, o torneio, a ATP e nem eles sabem que decisão séria que tomaram. Este não é um jogo, é a saúde mundial. Espero que haja penalidade para os responsáveis".
A ATP ainda não se posicionou sobre o caso.